Comitê Estratégico de Tecnologia
da Informação - CETI
Na Prefeitura de Niterói, o modelo de governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) foi instituído em 2013, com a criação do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI), por meio do Decreto Municipal nº 11.372/2013. Posteriormente, passou por atualizações, incluindo o Decreto nº 14.012/2021, que modificou a composição e o arranjo institucional do Comitê.
Mais recentemente, o novo Decreto nº 15.588/2024 dispôs sobre o regimento interno do CETI, estabelecendo novas regras para contratações de tecnologia da informação e comunicação no âmbito do Município de Niterói, além de revogar os decretos anteriores sobre o tema.
O Comitê é composto por 5 secretarias municipais, a SEXEC – Secretaria Municipal Executiva (Presidente do CETI), a SEPLAG – Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, SMF – Secretaria Municipal de Fazenda, SMA – Secretaria Municipal de Administração, e SMCTI – Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O Comitê também é responsável por organizar capacitações em temas de tecnologia para os participantes da Rede de Tecnologia, formada por servidores que atuam na área de TIC, em parceria com a Escola de Governo e Gestão, e o Laboratório de Inovação (LabNit).
nos últimos 3 anos
foram aprovados no ano de 2025
Calendário de reuniões do CETI
Datas das próximas reuniões:
Fluxo de contratações de TIC com base no novo decreto
Veja em detalhe as novidades no seguinte link:
Melhorias nas contratações de TIC em diversas frentes:
Ao longo dos últimos 3 anos o CETI tem buscado aprimorar as contratações no município. Por isso, em 2021 estipulou a obrigatoriedade de elaboração de estudos técnicos preliminares para todas as contratações de TIC.
Outro ponto foi a identificação das principais frentes de ação da Prefeitura no âmbito das TICs. Um estudo anual é realizado para apontar as principais categorias de contratações na administração municipal. Com isso, o CETI poderá definir as diretrizes para as contratações centralizadas. Com isso, estima-se a economia de milhões de reais nos próximos anos.
Abaixo seguem as 3 principais categorias de contratações de TICs analisadas pelo CETI nos anos de 2024 e 2025:

